Diminua a produção de lixo em casa




Os tempos são de economia, mas não só de dinheiro estamos falando constantemente. Precisamos diminuir o consumo de lixo. Já parou para avaliar como jogamos coisas fora?

Algumas dicas simples e práticas podem ajudar a mudarmos este hábito de forma rápida e, por consequência, diminuirmos o ritmo da sujeira. Somos muitos e, se cada um fizer um pouquinho, conseguimos uma melhora significativa.

1. Leve sacolas ao mercado

Saiu de casa para ir ao supermercado ou à feira? Separe suas sacolinhas e as leve com você. Não dá pra esquecer depois de algumas vezes. Este hábito economiza umas boas sacolinhas. E, para não ser pega desprevenida, que tal deixar uma daquelas sacolinhas dobradas e mágicas na bolsa? Dessa forma, a passadinha da padaria também não causa impacto ambiental.

2. Produtos à granel

Opte por consumir produtos separados da embalagem. E, no caso de precisar de embalagens, esqueça as bandejas de isopor e opte sempre pelo saco de papel. O ideal mesmo é você pedir para uma amiga boa de costura para fazer sacos de tecido. Dessa forma, o seu consumo de sacos de plástico diminuem ainda mais.

3. Planeje o seu consumo

Ter um plano ou um hábito de consumo ajuda. Saber o que você quer e precisa realmente faz com que você compre o que precisa, na quantidade que precisa. Além de poupar o meu ambiente, te salva uma grana.

4. Aprenda a cozinhar

Não estou incentivando para que você mude de profissão, mas sim, para que aprenda a fazer pratos rápidos e práticos. Que tal se aventurar na cozinha no próximo feriado ou fim de semana. Dessa forma, você pode aprender a cozinhar pratos simples com o que tem em casa.


5. Congele

Repita comigo "o freezer é meu amigo e não me abandonarás". Aprenda a congelar coisas, restinhos de almoços perdidos, carnes, legumes, arroz, frutas... Tudo pode virar um delicioso empadão ou ainda fazer uma refeição completa. Perfeito!

6. Limpeza

Para a limpeza da sua casa, que tal se tornar mais íntima do vinagre, bicarbonato e água? Três ingredientes que, juntos ou separados, fazem grandes transformações. Vale a tentativa!

Que tal começar com estes passos simples?
O que você faz para diminuir o lixo na sua casa?


Comentários

  1. Cozinhar é realmente útil e necessário. E todo essa preparação inicial, de definir o que vai fazer e o que precisa comprar para isso, também ajuda no processo de diminuir o lixo. Muito bom, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Olá Graziella, escrevi sobre a minha experiência com o minimalismo e te faço o convite para nos falar sobre sua vivência também. Beijos http://nadadecompras.blogspot.com.br/2015/10/como-eu-me-tornei-minimalista.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude alguns hábitos para ser minimalista

Um desabafo sobre os excessos

A história do Minimalismo