30 Passos para o Minimalismo



Muita gente me pergunta como me tornei minimalista. As coisas, apesar de eu achar que eu sempre fui, não são assim como um passe de mágicas. Alguns tópicos ajudam a gente entender se estamos ou não no caminho correto. Fiz abaixo uma lista e espero que consiga se encontrar nala...

1. Entenda o que é: não é porque se identificou com isso que pode ir assim entrando de cabeça. Pesquise e compreenda onde está pisando.

2. Converse: bata papo, divida as ideias e o que tem de informação a respeito.

3. Defina seus objetivos: saiba onde quer chegar com “isso tudo”.

4. Comece: Já tem informações, agora comece colocando a mão na massa.

5. Não tenha medo de errar: Assim você já começa errando, pode ir tranquilo, você cria seus próprios moldes e caminhos.

6. Estabeleça metas reais: depois de ter começado é que a gente percebe que nossos objetivos precisam e podem ser revistos. Seja realista e analise onde quer chegar de uma forma mais racional.

7. Atualize-se: a pesquisa inicial que fez é sua base, mas não esqueça de continuar lendo a respeito. 

8. Identifique os excessos: A essa altura você já consegue entender a diferença de uma calça jeans e “a calça jeans que você usou na adolescência e pretende usar um dia quando tiver o mesmo corpo”. E se livre desse excesso de coisas descabidas.

9. Conheça seus limites: compreenda quais são e descubra até onde está disposto a ir.

10. Encontre o que é essencial: descubra sua essência e a priorize. 


11. Faça listas: compras, tarefas, o que gosta, não gosta. Listas ajudam a valorizar o que gostamos, preferimos e precisamos.

12. Não radicalize: ser radical só te ajuda a ter dificuldades nos processos. Caminhe um passo de cada vez e valorize este caminho. 

13. Setorize como deseja agir: comece pelas roupas, depois pela casa, trabalho, vida pessoa. Separe suas etapas por setores e trabalhe em cada um deles.

14. Não caia em tentações: se tiver seu objetivo claro, fica mais fácil não cair em tentações. Seja forte.

15. Evite pessoas negativas: elas sempre existirão, mas você está disposto a aguentar? Selecione o que você quer para a sua vida.

16. Guarde suas metas para você: dessa forma a cobrança passa a ser somente sua. Seja cauteloso, mas não deixe de comemorar e dividir suas conquistas.

17. Esteja mais presente: seja você e o que a sua essência diz. Aproveite mais o tempo com as pessoas e valorize isso.

18. Abra seu coração: perceba novas experiências, novas pessoas, novas opções. Mas isso só pode acontecer se estiver com o coração aberto e interessado em um mundo novo.

19. Descubra o que te dá prazer: depois, elimine o resto!

20. Faça uma coisa de cada vez: não adianta querer abraçar o mundo de uma vez só. Seja prudente e cauteloso.


21. Não pule etapas básicas: não se empolgue e passe por cima do básico. Seja metódico.

22. Descarte coisas suplicadas: coisas com a mesma função porém diferentes? Escolha a melhor e descarte a outra. Simples!

23. Pense bem antes de adquirir novos produtos: mantenha o foco na sua lista e não saia dela. Se não está na lista, não é necessário. 

24. Diminua as coisas da sua bolsa: faça uma faxina geral. Tudo que tem ali é necessário? Te garanto que não! Limpe e tire tudo que é desnecessário.

25. Vista-se com menos: se encontre na moda. Lembre-se que para que tenha menos coisas é preciso que elas conversem entre si. Pense neste contexto.

26. Simplifique suas refeições: faça menus semanais, aprenda a fazer pratos únicos e receitas práticas. 

27. Conserte o que estiver estragado: rasgou, quebrou, entortou? Leve em um especialista e descubra se tem conserto. Nada de ir descartando tudo de uma vez só!

28. Descarte o que não tem mais utilidade: venda, doe, empreste sem prazo de devolução... Se livre do que não é mais útil.

29. Não seja tão multitarefas: preste atenção nas suas obrigações e as execute com atenção. Nada de querer ser um canivete suíço!

30. Respire: parece loucura, mas é importante se lembrar que você precisa respirar. Fundo, devagar. Respire e siga em frente. 



Comentários

  1. Amei as ideias deste post. Pra ter noção de como eu gostei eu copiei, passei pra PDF e enviei pro celular pra eu ler e reler essas coisas, que parecem óbvias de tão simples, mas que eu não faço!
    Tô amando teu blog!

    http://mundodepris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude alguns hábitos para ser minimalista

Um desabafo sobre os excessos

A história do Minimalismo