Tenha um calendário de limpeza e organização

Um calendário de organização e limpeza te permite fazer, de forma geral, a manutenção da sua casa em etapas. Para isso é preciso que haja uma constante limpeza e regras que precisam ser seguidas como, por exemplo, a data de uma faxina mais profunda, a troca de lençóis, toalhas etc.

Abaixo a minha sugestão de calendário de limpeza e organização. Faça o seu de forma que se adapte à sua rotina. A minha proposta é que você utilize cerca de 30 minutos por dia, exceto no sábado que envolve as compras da casa, o que toma mais tempo.

Dessa forma, você consegue dividir seu tempo em casa entre descanso e a ordem que sua casa merece. É importante lembrar que é apenas uma sugestão. Você vai adequar com sua realidade, sua rotina e seu tempo.

Eu costumo abrir todas as janelas da casa e deixar o ar circular durante os meus trabalhos e passo alguns minutos dando uma geral nas coisas que estão fora do lugar: revistas, controles-remoto, copos, roupas sujas. Essa geral ajuda nos dias de organização.



Segunda-feira
Junte todo o lixo das lixeiras, lave a louça da pia, limpe a geladeira. Aproveite para verificar a validade dos itens para aproveitar durante o cardápio da semana.

Terça-feira
Varra e passe pano na casa toda. Dessa forma a poeira sai completamente e você ainda adiciona um perfume especial a sua escolha. E sensação de bem estar imediata! Se tiver um aspirador de pó, vale uma passadinha no sofá e poltronas.

Quarta-feira
Dia de lavar roupas! Separe as claras das coloridas (sempre!)  e coloque as roupas na máquina, faça uma pré-lavagem nas que precisam. Aproveite para tirar o pó dos armários e estantes enquanto a roupa é lavada.

Quinta-feira
Hoje é dia dos banheiros. Limpeza no banheiro nunca é demais! Comece organizando a pia e termine lavando o box. Mas não se esqueça das luvas!

Sexta-feira
Hora de organizar a dispensa. Veja o que tem nos armários, verifique a validade dos produtos e aproveite para fazer sua lista de compras da semana. Dê uma rápida geral na pia da cozinha.

Sábado
Cuide das compras e organize o cardápio da semana. Lanches para o trabalho, em casa e almoço e jantar, se for o caso.

Domingo
Hoje é dia de separar as roupas para segunda-feira e pensar no que será usado durante a semana. Se for o caso, passe as roupas que planejou usar. Faça uma lista mental das combinações e dê uma organizada no guarda-roupas.

E você, como organiza a sua limpeza em casa?

Comentários

  1. Ótimo roteiro! Eu só trocaria "tirar o pó dos armários e estantes" para a terça-feira, antes de varrer e passar pano na casa. Assim evitaria a possibilidade de um chão empoeirado no dia seguinte. Então deixaria pra aspirar o pó de sofás e poltronas na quarta, enquanto a roupa estiver na máquina. ;)

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo roteiro! Obrigada pela dica, vou seguir com os devidos ajustes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude alguns hábitos para ser minimalista

Um desabafo sobre os excessos

A história do Minimalismo