Dicas Práticas: minimalismo na rotina de casa



Cuidar da casa é uma tarefa estressante, chata e cheia de ingratidão, isso todas nós sabemos. Mas será que dá para diminuir os problemas e as lamúrias e resolvermos essa rotina, que não tem jeito de fugir – dentro do minimalismo? Abaixo algumas dicas que utilizo em casa e que ajudam muito.


Cozinha
Separe a louça suja em um pedaço da pia apenas. Se não for lavar tudo naquela hora, pelo menos mantenha a organização do espaço. Afinal, em algum momento até a lavagem das coisas que estão ali em cima, você irá precisar da pia. Deixá-la caótica não é uma opção.

Sala
Separe um espaço para os controles. Deixar jogado, caído no chão, perdido nos vãos do sofá não é uma boa ideia. Principalmente por que a hora que você mais precisar eles não estarão fáceis para você pegá-los. Estabeleça um cantinho, uma caixinha, uma mesa ou mesmo um porta controles para que seja a “casinha” deles. Dessa forma, antes e depois do uso, eles sempre terão onde ficar facilitando a busca, a limpeza e o visual da casa minimalista.


Escritório
Mantenha um espaço para materiais de uso comum. Separe uma gaveta, caixa ou cantinho para os materiais de papelaria. Acabou o papel da impressora, já sabe onde tem! Precisa de cola ou grampos para o grampeador? Já sabe onde encontrar.

Quarto
Deixe sua mesa de cabeceira livre. Caso opte por ter uma, mantenha-a limpa e livre de excessos em cima. Mantenha ali somente o que você usa de fato! Não vale usá-la como buraco negro e deixar tudo que não sabe para o que funciona lá. Na minha, deixo apenas o meu abajur que auxilia minha leitura e um creminho que passo nos meus pés antes de dormir. Dessa forma, quando vou me deitar não preciso cavar espaço para o celular (que funciona como despertador), meus óculos e minha leitura da noite.

Área de serviço
Mantenha uma caixinha de ferramentas sempre em um mesmo lugar. Guarde nela, além das ferramentas básicas: chave de fenda, chave phillips, preguinhos, trena, adaptadores de tomada e extensão. Deixe também um pacotinho de pilhas (novas, tá?) e uma lanterna. Ou no meu caso, deixo um pacotinho de velas e fósforos. Deixando sempre no mesmo lugar, quando a energia acabar ou se você precisar de algum desses objetos, fica mais fácil buscar por eles na hora da emergência.


Dicas Express

Guarda chuvas: deixe sempre uma lata de "lixo" ou espaço para os guarda-chuvas. Quando chove eles tem utilidade, mas, e no tempo da estiagem? Deixe sempre todo no mesmo lugar assim não precisa sair desesperada buscando pela casa naquele dia em que a chuva resolve te pegar justo na hora em que você está com pressa.
 
Chaves: deixe um lugar estratégico na casa para guardá-las. Deixe chave de casa, do carro, do trabalho, do baú, do armário. Todas em um único lugar facilita a procura. 


Cabos: dá pra ter uma vida tecnológica sem ter cabos? Não dá pra viver sem eles completamente, e, enquanto estamos mudando nossa vida para o minimalismo do wireless, onde guardamos os cabos? Uma caixa estrategicamente posicionada ajuda muito. Enrole e amarre os cabos com gominhas de dinheiro. Isso é a glória! Dessa forma eles não viram um bolo só e não te faz passar raiva quando você for buscar o cabo da câmera para descarregar algumas fotos, por exemplo.  

Com algumas dessas dicas em prática dá para minimizar sua vida e seu tempo...
Me conte, como você minimaliza sua rotina diária?

Comentários

  1. Adorei as dicas, a das velas eu adotarei com certeza e dos cabos tb rs. Adoro as dicas do Blog.
    Um abraço

    Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que as dicas ajudem de alguma forma! Compartilhe também suas dicas, ficarei muito feliz!!! Beijinhos e volte sempre!
      =)

      Excluir
  2. Adorei as dicas!!! Os controles aqui em casa sempre somem kkkkk
    Vou arrumar uma caixinha pra eles!!
    Beeijo
    http://agarotaeotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, que bom que gostou!! Adorei o comentário e espero que essas dicas super básicas ajudem mesmo!! Também adorei seu blog!
      Volte sempre...
      =*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude alguns hábitos para ser minimalista

Um desabafo sobre os excessos

A história do Minimalismo